quarta-feira, 9 de outubro de 2013

aprender a gostar de cozinhar

Ouço muitas pessoas falando que não sabem cozinhar e logo pergunto: você já tentou quantas vezes? Na maioria das vezes a resposta é vaga.
Aí baixa um chef cozinheiro, amante das panelas e alimentos, em mim e começo a explicar que ninguém nasce cozinheiro ou médico. É a relação do dia a dia que se constrói o elo de ligação: eu-panela-ingredientes.
Erra-se muito e aprende-se muito mais. E é nesse aprender mais é que tomamos gosto.
Comece a gostar de cozinhar pelos pratos salgados. Motivo: as receitas são mais flexíveis, aceitam variações maiores, é mais intuitivo e mais fácil de acertar.
É igual aprender a dirigir carro. Erra, acerta, erra, erra, acerta, acerta....até que está fazendo no piloto automático, se bem que na cozinha piloto automático é inviável.
A cozinha é um lugar mágico onde criam-se elos de conhecimentos. Brinco que os ingredientes conversam e indicam o melhor uso.

Então o primeiro passo para aprender a cozinhar é entrando nela.
Aqueça água. Ferva água, faça um chá. Aqueça o leite, beba o leite e quando sentir que conhece o fogão, prepare uma receita simples para você.

Ganhando confiança, incremente a preparação da receita.
Você acha que os cozinheiros nunca erraram uma receita? Ledo engano. Todos já erraram e aprenderam com eles.

Bora lá?

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Motivação

Motivação = motivo + ação.
Sempre tenho um motivo para a ação que é a minha mola propulsora para a evolução.
O mais complicado neste processo são os outros "eu" que ficam dando palpites, sejam eles positivos e negativos, incentivadores ou derrotistas. A escolha só depende de mim e da minha consciência.

Motivo + ação = motivação.